Política Social


A sorte está lançada.

Eleição Municipal de Salvador, promete ser uma das mais disputadas dos últimos 20 anos nomes conhecidos como o ex prefeito Mario Kertz, Deputado federal ACM Neto, Deputado federal Nelson Pelegrino e Deputado Bispo Marinho correndo por fora.

O que vem espantando nessas eleições são as alianças improváveis que desde inicio do ano vem sendo construída. O que isso interessa aos eleitores?
A resposta é tudo, um dos principais motivos por Salvador ter tido oito anos de uma gestão ineficaz, foi justamente pelos apoios e por conseqüência acordos feitos entre o atual Prefeito João Henrique e os partidos que lhe apoiaram nas eleições e durante o seu mandato, vimos secretarias sendo distribuídas de forma política entre os partidos que deram apoio ao atual prefeito e durante a sua gestão vimos varias trocas de secretários municipais, simplesmente por estratégia política e quem ontem era governo vira oposição e secretarias sempre servindo de barganha política e quem perde como sempre é o povo e a cidade.

Nessas eleições, adversários históricos tem se unido e partido grande tem se rachado tudo em nome de suas convicções políticas é preciso ficar de olhos bem abertos analisando cada aliança. DEM (EX-PFL) e PV adversários políticos de sempre se uniram nessas eleições em torno da candidatura de ACM Neto, duas visões distintas em torno de um ideal a prefeitura de Salvador, o mesmo DEM que provocou racha no PSDB ao fazer um acordo em apoiar José Serra em São Paulo se o PSDB o apoiasse em salvador, frustrando assim as pretensões de Antonio Imbashay de se candidatar essa aliança forçada Provocou racha na sigla Tucana e um dos nomes fortes do Partido o ex- governador Nilo Coelho (PSDB) declarou essa semana seu apoio a Mario Kertz (PMDB) indo totalmente contra aos desígnios do seu partido ao que tudo indica O tucano Antonio Imbashay seguira o mesmo caminho e não apoiará o "democrata" ACM Neto.  Mario Kertz é o único que seguira na chapa "Puro Sangue" porem tem o apoio do PSC e tem recebido o apoio de vereadores e candidatos de outras coligações tais como: PDT, PTC, PMN, PSL e PHS.
Nelson Pelegrino (PT) detentor da maior coligação nessa eleição pra obter o apoio do PCdoB que um dia antes de encerrar as homologações das candidaturas tinha candidatura própria, cedeu a vaga de vice pra Olivia Santana, frustrando os planos de Alice Portugal de ser candidata nessas eleições.

Como todos podem ver os bastidores estão quentes e é preciso esta de olho nessas alianças, pois é o futuro da nossa cidade que esta em jogo, temos o poder do voto e não podemos desperdiçar a chance de tentar mudar nossa cidade para melhor.

Icaro Marx
__________________________________________________ Conheça o trabalho de um vereador 
e saiba como elegê-los

Para eleger um membro da câmara municipal, é preciso que além do político, a legenda do seu partido também receba um número significativo de votos.

Nas eleições que acontecem neste ano, brasileiros de todos os estados irão eleger, além de um prefeito, um número de vereadores compatível com o número de habitantes no seu município de origem. Em Salvador, 41 vereadores serão nomeados no dia 4 de outubro. Mas para eleger um membro da câmara municipal, é preciso que além do político, a legenda do seu partido também receba um número significativo de votos               


O voto em um determinado candidato será somado
ao de outros candidatos do mesmo partido político.
Se seu voto for somente à legenda, ele será somado
aos votos dos candidatos que pertencem àquela legenda.
Entram na contagem também, os candidatos que pertençam
a um partido coligado com o escolhido pelo eleitor.
O partido político que não atingir um número mínimo de votos
não receberá nenhuma cadeira na câmara de vereadores.
Se seu voto for nulo ou em branco, ele não terá
nenhuma serventia na distribuição do cargo.



Assim, é necessário saber quantos votos cada partido, ou coligação, recebeu e a partir daí, os votos de todos os candidatos que disputam por um partido serão somados aos votos que a legenda recebeu, fazendo com que o sistema eleitoral utilizado nas eleições para Câmara dos Vereadores seja proporcional.
Depois de eleito, os componentes da Câmara de Vereadores passam a ter um série de atribuições. Como membro do Poder Legislativo, o vereador tem como principal função,  propor leis de proteção em benefício da sociedade, fiscalizar as finanças do município, além de manter o controle externo do Poder Executivo Municipal, principalmente quanto à execução orçamentária ao julgamento das contas apresentadas pelo prefeito.
O mandato de um vereador tem duração de quatro anos, podendo ser reeleito por diversas vezes.

Matéria do site: ibahia.com



_________________________________________________________________________________

Vamos fiscalizar, é nosso direito.

Em tempo de eleição é necessário analisar bastante cada proposta e promessas feitas pelos candidatos e verificar se realmente são viavéis para a cidade. Além desta analise, é necessario avaliar o posicionamento e o conhecimento de cada candidato em relação a questões polêmicas do nosso contidiano politico.
Recentemente um projeto que estava esquecido e praticamente engavetado voltou a ter destaque na midia local, preocupando parte da população de Salvador, o Projeto Linha viva.
O projeto linha viva é um projeto que visa a construção de novas vias de escoamento no trânsito buscando desafogar o intenso e caótico transito da Av. Luiz Viana filho ( Paralela), os fins desse projeto é interessante e louvável, pois, a intenção da prefeitura de solucionar um dos principais problemas de Salvador merece os parabéns, porem, os meios para tornar esse projeto uma realidade são questionaveis, a prefeitura pretende desapropriar milhares de familias nos bairros de Itapuã, Patamares, Av.Pinto de aguiar, Bairro da Paz e do Parque são cristovão.
A prefeitura ja entrou em contato com o Governo Federal para agariar recursos e iniciar a negociação com os moradores para inicio da desapropriação da área que a mesma ja julgou de área de utilidade publica.
O que espanta nessa historia toda é que todo esse processo ja vem á alguns anos e o principal afetado que são os moradores dessa área não foram comunicados e pra variar não tiveram " voz nem vez" nesse processo que afeta diretamente milhares de familia.
A pergunta que deixo para reflexão é a seguinte:
O que seus prováveis candidatos a prefeito e vereador pensam sobre o projeto Linha viva?
Obs: Se eles desconhecem um projeto de tamanha relevancia pra cidade, te aconselho a começar rever os seus conceitos e a possibilidade de votar nesses candidatos.
ABRE OS OLHOS POPULAÇÃO E VOTEM COM CONSCIENCIA!!!!!
Icaro Marx

Um comentário: